Concurso Bolsas de Doutoramento 2022 - Linha geral em Instituições Científicas e Académicas
Concurso Bolsas de Doutoramento 2022 – Linha geral em Instituições Científicas e Académicas
Descrição

O Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2022 apoia investigadores, em qualquer área do conhecimento, que pretendam desenvolver atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de Doutor, destinando-se a candidatos inscritos ou que satisfaçam as condições necessárias para se inscreverem no ciclo de estudos conducente à obtenção deste grau.

Nesta linha de candidatura geral deverão ser submetidas as candidaturas cujas atividades de investigação se desenvolvam em instituições científicas e académicas, nomeadamente em qualquer ambiente de produção e difusão de conhecimento, nacional ou internacional, incluindo instituições de ensino superior, unidades de I&D, Laboratórios Associados, Laboratórios do Estado e outras instituições públicas de investigação, bem como outras instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D.

O plano de trabalhos poderá decorrer integralmente ou de forma parcial numa instituição nacional (bolsa no país ou bolsa mista, respetivamente), ou decorrer totalmente numa instituição estrangeira (bolsa no estrangeiro).

Destinatários e Elegibilidade

Para concorrer é necessário:

  • Residir em Portugal de forma permanente e habitual, caso o plano de trabalhos da bolsa requerida decorra, total ou parcialmente, em instituições estrangeiras (bolsas mistas ou no estrangeiro), requisito aplicável tanto a cidadãos nacionais como a cidadãos estrangeiros;
  • Não ter beneficiado de uma bolsa de investigação para doutoramento ou de doutoramento em empresas diretamente financiada pela FCT, independentemente da sua duração;
  • Não ser detentor do grau de doutor.

Antes da submissão de candidatura recomenda-se a leitura cuidadosa dos seguintes documentos: Aviso de Abertura, Anexo I ao Aviso de Abertura (Guião de Avaliação), Guião de Candidatura, O que mudou, Estatuto do Bolseiro de Investigação, Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT e FAQs.

O concurso está aberto entre 8 de março de 2022 e as 17:00H (hora de Lisboa) de 7 de abril de 2022.

Para questões relacionadas com a candidatura e com o formulário contacte-nos através do e-mail info.bolsas@fct.pt. Este será o único canal de comunicação para questões diretamente relacionadas com o preenchimento do formulário de candidatura.

Para esclarecimento de dúvidas sobre a criação e gestão de CVs, a plataforma do CIÊNCIAVITAE dispõe de um helpdesk a que pode aceder através do endereço: info@cienciavitae.pt.

Application
Don't have a CIÊNCIA ID? Register here
Application Period
08 Mar (09:00) to
07 de Apr de 2022 (17:00)
Scientific Areas
Exact Sciences
Natural Sciences
Engineering and Technology Sciences
Medical and Health Sciences
Agricultural Sciences
Social Sciences
Humanities