Concurso Bolsas de Doutoramento 2022 - Linha específica para candidatura em Ambiente Não Académico
Concurso Bolsas de Doutoramento 2022 – Linha específica para candidatura em Ambiente Não Académico.
Descrição

O Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2022 apoia investigadores, em qualquer área do conhecimento, que pretendam desenvolver atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de Doutor, destinando-se a candidatos inscritos ou que satisfaçam as condições necessárias para se inscreverem no ciclo de estudos conducente à obtenção deste grau.

Nesta linha de candidatura específica deverão ser submetidas as candidaturas cujos planos de trabalho decorram total ou parcialmente em entidades não académicas, designadamente em empresas, Laboratórios Colaborativos, Centros de Tecnologia e Inovação, Centros de Interface Tecnológico, entidades da Administração Pública ou entidades do terceiro setor. Sublinha-se que, no âmbito desta linha específica, as atividades de investigação podem ser realizadas em colaboração com entidades académicas, promovendo-se a cooperação institucional. As candidaturas cujo programa de trabalho decorra, total ou parcialmente, em instituição de acolhimento não académica, designadas candidaturas em ambiente não académico, deverão ser submetidas nesta linha de candidatura correspondente e serão avaliadas por um painel específico.

O plano de trabalhos poderá decorrer integralmente ou de forma parcial numa instituição nacional (bolsa no país ou bolsa mista, respetivamente), ou decorrer totalmente numa instituição estrangeira (bolsa no estrangeiro).

Destinatários e Elegibilidade

Para concorrer é necessário:

  • Residir em Portugal de forma permanente e habitual, caso o plano de trabalhos da bolsa requerida decorra, total ou parcialmente, em instituições estrangeiras (bolsas mistas ou no estrangeiro), requisito aplicável tanto a cidadãos nacionais como a cidadãos estrangeiros;
  • Não ter beneficiado de uma bolsa de investigação para doutoramento ou de doutoramento em empresas diretamente financiada pela FCT, independentemente da sua duração;
  • Não ser detentor do grau de doutor;
  • Indicar pelo menos uma instituição de acolhimento não académica, associando, no mínimo, um membro da equipa de orientação integrado na mesma.

Antes da submissão de candidatura recomenda-se a leitura cuidadosa dos seguintes documentos: Aviso de Abertura, Anexo I ao Aviso de Abertura (Guião de Avaliação), Guião de Candidatura, O que mudou, Estatuto do Bolseiro de Investigação, Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT e FAQs.

O concurso está aberto entre 8 de março de 2022 e as 17:00H (hora de Lisboa) de 7 de abril de 2022.

Para questões relacionadas com a candidatura e com o formulário contacte-nos através do e-mail info.bolsas@fct.pt. Este será o único canal de comunicação para questões diretamente relacionadas com o preenchimento do formulário de candidatura.

Para esclarecimento de dúvidas sobre a criação e gestão de CVs, a plataforma do CIÊNCIAVITAE dispõe de um helpdesk a que pode aceder através do endereço: info@cienciavitae.pt.

Application
Don't have a CIÊNCIA ID? Register here
Application Period
08 Mar (09:00) to
07 de Apr de 2022 (17:00)
Scientific Areas
Exact Sciences
Natural Sciences
Engineering and Technology Sciences
Medical and Health Sciences
Agricultural Sciences
Social Sciences
Humanities