A avaliação é efetuada por painéis de peritos independentes, afiliados a instituições estrangeiras, constituídos por domínio científico, área científica e subárea científica (correspondentes a uma adaptação da classificação FOS do Manual de Frascati/ OECD’s revised Field of Science and Technology Classification in the Frascati Manual).
Cada candidatura é avaliada pelo painel de avaliação correspondente à conjugação da área e subárea científica principal selecionada pelo IR no formulário de candidatura, não sendo possível a transferência da candidatura para outro painel de avaliação.
A metodologia de seleção e hierarquização das candidaturas é baseada no indicador do Mérito do Projeto (MP) que assenta nos seguintes critérios de avaliação, que são densificados e detalhados no Guide for Peer Reviewers:
A. Qualidade científica (A1) e carácter inovador (A2) do projeto numa ótica internacional.
B. Mérito científico do/a IR e da equipa de investigação (B1), incluindo impacto da execução do projeto no desenvolvimento da carreira do IR e/ou da sua investigação (B2).
C. Exequibilidade do programa de trabalhos e dos indicadores de realização propostos (C1), assim como razoabilidade orçamental (C2).
O mérito do projeto é obtido através de:
MP = 0,40 (0,50 A1 + 0,50 A2) + 0,35 (0,60 B1 + 0,40 B2) + 0,25 (0,50 C1+ 0,50 C2)